segunda-feira, 29 de março de 2021

A MATERNIDADE COMO ELA É | SEM ROMANTISMO


Muitas vezes, a maternidade é mostrada, principalmente nas redes sociais de modo romantizado. Confesso, que eu gosto da parte boa da maternidade, porque existe sim! 

Mas não podemos esquecer que nem tudo é lindo e isso deve ser exposto/falado sim, com a maior franqueza e veracidade. O conto de fadas que tendem a fantasiar sobre a maternidade  tem consequências graves para quem se depara com uma realidade diferente. 

Não há dúvidas de que ser mãe é maravilhoso, mas não é uma utopia. Toda escolha tem consequências e essa não é diferente. 

É incrível saberes e sentires que estás a gerar um outro ser humano dentro de ti,  mas não nos podemos esquecer que é um ser humano que vai mudar completamente a tua pessoa, a tua vida! 

É incrível sentir esse ser a mover-se dentro da tua barriga, embora que, por vezes, no final da gestação seja bastante desconfortável e até doloroso! 

É claro que a gravidez, a gestação de um bebé tem um simbolismo muito especial na vida da mulher!



Mas...nem tudo são rosas! Não nos esqueçamos que a gravidez também vem acompanhada de enjoos, vômitos, um cansaço absurdo, dores nas pernas, dores nas costas, noites sem dormir, barriga que pesa, uma vontade imensa de urinar a toda hora, ganho de peso, retenção de líquidos que parece não ter limites, alterações de humor drásticas...enfim...mudanças a todos os níveis. É uma confusão imensa! 

E desengana-te se achas que isto para por aqui: depois que o bebé nasce, tem o tempo de adaptação, os choros na madrugada, as mamadas constantes que, algumas vezes, machucam os seios das mães, as gripes, resfriados e febres que nos tiram o sono, a angústia em cada fase que passa e não volta.



Existem, SIM, muitas dificuldades na vida de uma Mãe! 

Uma hora estás grávida, outra hora já estás com um ser pequenino nos teus braços, 100% dependente de ti! Gerir tudo isto, não é fácil! 

Acontece que existe uma áurea em torno da mulher grávida e no pós-parto, que faz com que muitas mulheres achem que, após terem um filho, nós nos tornamos seres supremos – sem dores, sofrimentos, inseguranças! Que nos tornamos mais fortes? Sem duvida! Mais capazes? Sim! Mas continuamos a ser pessoas, mulheres com sentimentos e talvez a maternidade seja realmente mágica porque mesmo com os problemas, quando tentamos definir a palavra “maternidade” só pensamos em adjetivos lindos: amor, doação, aconchego, alegria, felicidade... 



Para concluir, eu gostava que a sociedade valorizasse muito mais o papel de Mãe porque com certeza, é o trabalho MAIS difícil do Mundo! 

PS: Se quiserem saber algo da minha gravidez, da minha experiência durante e após, deixem nos comentários as vossas perguntas ou um tema que gostariam que eu falasse em relação a este assunto.