Ninguém entra num relacionamento pensando no fim, ou pelo menos, não deveria ser assim. Ninguém se apaixona por alguém com a certeza que um dia já não vai conseguir olhar para aquele rosto.
Hoje vivemos uma era muito complicada no que toca a relacionamentos interpessoais. Nada mais é como antigamente, no tempo dos nossos avós, em que se casavam até ao final da vida. Não havia sequer a hipótese de se separarem porque se apaixonaram por outra pessoa, ou porque já não sabiam mais conversar, ou porque a carreira era mais importante...as pessoas tinham de fazer resultar ou, em alguns casos, aguentar.
Se eu concordo com isto? NEM UM POUCO.
Acredito que a mulher conquistou um lugar no mundo, que lhe permite escolher a sua felicidade, e nunca faz sentido estarmos onde não nos ilumina. No entanto, acredito que pela facilidade de troca e pela dificuldade de fazer dar certo, as pessoas não se dedicam mais, não cuidam mais.
Estamos perante uma sociedade que substitui tudo muito rápido e isso reflete-se também nos namoros e casamentos.
Sejamos honestos, RELACIONAMENTO É DIFICIL! Já falei anteriormente aqui, que é muito fácil deitar por terra a ilusão de um conto de fadas. RELACIONAMENTO É FRÁGIL! O que é bonito de repente vira pesadelo. E se defendo que devemos cuidar e cultivar o amor todos os dias, também defendo que vivemos para sermos felizes.
MAS COMO SABER QUE É O FIM?
Esta é sem dúvida uma questão difícil! Vamos começar por excluir dois tipos de situações aqui: AGRESSÃO VERBAL OU FISICA NÃO TEM PERDÃO!
Esta frase daria um post longo, mas simplificando, se tu acreditas que ele te bateu uma vez só, ou te insulta mas até te ama, corre. Amor não fere!
Tirando estas duas situações, o relacionamento pode acabar por milhões de outras situações, mas para teres a certeza se realmente não funciona mais, deves estar atenta às seguintes situações:
VOCÊS NÃO CONVERSAM OU NÃO SABEM CONVERSAR
Eu sempre vou bater nesta tecla, SEMPRE! Por incrível que isto me pareça, a maioria das pessoas não sabe conversar com o parceiro. E quando decidem conversar, acabam a discutir. Todo o casal deveria fazer um curso de diálogo no inicio do relacionamento ahahaha, isso facilitaria imenso e pouparia 50% dos divórcios. Um dia destes vou fazer um post sobre como dialogar e aprender a ouvir o parceiro. Mas se no teu relacionamento, vocês estão com problemas e já não falam sobre isso ou se não muda nada quando conversam, é um sinal claro de que as coisas estão para lá de mal.
ACABOU A ADMIRAÇÃO
Eu SEMPREEEEE falo isto para as minhas amigas e para o meu namorado : "A ADMIRAÇÃO ACABA PRIMEIRO DO QUE O AMOR, E AÍ O AMOR NÃO SOBREVIVE MAIS".
Quando nos apaixonamos por alguém e escolhemos aquela pessoa para construirmos vida, nós temos de admirar aquele ser.
Normalmente nós admiramos a capacidade de luta, a personalidade, o amor com que o outro se dedica aos seus sonhos, a sua inteligência, enfim...admiramos no outro, valores que para nós são importantes. E amar é isso....paixão é diferente, é o fogo no rabo...é o calor do momento...é físico. Amor é admiração...é nos conectarmos com uma alma que gostamos de ler.
Com o dia a dia, com as discussões, as divergências, a convivência exagerada, os defeitos começam a aparecer de uma forma mais evidente e se alguns valores que nos são essenciais acabarem sendo quebrados ou atingidos, a admiração pelo outro vai-se desvanecendo e acreditem em mim...não há sensação pior do que percebermos que desprezamos alguém que admirávamos com todo o nosso coração.
OS PLANOS DO FUTURO NÃO SÃO PENSADOS EM CONJUNTO
Se tu ou a outra pessoa já não se incluem nos planos um do outro, não preciso explicar muito correto? Não me interpretem mal...vamos lá....SIM, CADA UM PRECISA DE TER SEUS SONHOS EM PROJETOS INDIVIDUAIS. Super concordo...mas uma vida a dois, é uma vida A DOIS! Se a meta do meu namorado é comprar uma casa na praia e viver lá até morrer, e a minha meta é comprar casa no meio do mato e nunca mais sair de lá, talvez o futuro não seja muito brilhante. Se eu não quero filhos e ele quiser, talvez cada um tenha de seguir caminhos separados. Acredito que tudo pode ser negociado, mas nem tudo DEVE SER NEGOCIADO. Se coloca nossa felicidade em causa, NÃO PODE ser negociado entendem?
O CONTACTO FISICO É ESCASSO E FRIO
Ok, esta também me parece bastante clara mas vamos lá.
Provavelmente algumas de vocês não vão concordar comigo mas num relacionamento amoroso tem de EXISTIR SEXO.
Se vocês vivem dentro da mesma casa e não existe contato físico mas se dão super bem e são suuper parceiros, parabéns, vocês partilham casa com o vosso melhor amigo e aparentemente funciona! Agora...relacionamento não é, DESCULPEM!
Logicamente que com o passar do tempo, a frequência muda, o desejo muda e por isso é tão importante mantermos a chama o mais acesa possível. Mas se já não sentem atração um pelo outro, nem a falta física do outro...algo está extremamente errado. E não falo só de sexo...se vocês não se beijam ou é aquele beijo rápido só porque tem de ser....ah por favor, isso é lá alguma coisa.
ACABOU A CONFIANÇA
Se vocês não confiam, se os ciúmes são constante tema de brigas, se pegam nos telemóveis um do outro às escondidas...se escondem coisas...esse relacionamento tem os dias contados...ou deveria ter. Talvez este seja o tópico mais complexo e mais comum de existir por aí. Muitas pessoas acreditam que relacionamento tem de ter ciúmes. NÃO TEM! RELACIONAMENTO É SOBRE CONFIANÇA! Aquela pessoa que está ali, tem de ser teu porto de abrigo...Não tem nada mais bonito do que poderes contar tudo ao parceiro, sabendo que sempre vai ter acolher. Não tem nada mais bonito num casal, do que quando transparecem cá para fora que existe uma confiança e união tão grande entre os dois, que ninguém do exterior consegue ferir nenhum dos dois, porque eles se protegem.
O AMOR ACABOU...e é preciso seguirmos em frente. Dói...dói muito. Mas continuarmos num relacionamento onde o cuidado, o amor e o respeito acabaram, fará com que nosso amor próprio também morra e isso não pode acontecer nunca. Um final é triste, mas é sempre um passo para um recomeço melhor.