quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL | COMO EU DESCOBRI






Hoje, enquanto trabalhava no meu gabinete (para quem não sabe, sou manicure), em conversa totalmente casual, por pura coincidência, descobri que 3 clientes minhas também sofrem de SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL. Isto tudo só numa tarde, num único dia e em conversa aleatória
Ou seja, se eu me desse ao trabalho de questionar cada cliente que eu atendo durante um mês inteiro, a chance de mais de metade terem o mesmo problema seria gigante, para nem falar que grande parte das pessoas que sofrem nem sabem. 
Estas clientes com quem falei, são pessoas que fizeram exames e procuraram médicos...ou seja, estão devidamente diagnosticadas.  

Eu comecei a desconfiar que alguma coisa não era normal em mim desde os meus 17 anos. Eu sempre fui absurdamente magra, tanto que hoje em dia faço musculação para aumentar de peso, mas sempre tinha uma barriguinha não de gordura mas bastante inchada. E ao longo do dia a barriguinha que de manhã era quase sempre lisa, ao final do dia estava inchada igual a grávida de 4 meses. Sou sincera, ignorei por mais uns anos. 





Com 22 anos eu comecei a preocupar-me com a minha alimentação e notei que existiam alimentos super saudáveis que me deixavam ainda mais inchada, com dor e desconforto. Aliado a isto, comecei a perceber que tinha dores de cabeça frequentes quando ingeria esses alimentos e que sofria de muiiiita prisão de ventre....mas assim....muiiiiita mesmo. Eu chegava a ficar 7 dias sem ia à casa de banho!!

Foi aí que finalmente procurei um médico e percebi que o que eu tinha era o tal do SINDROME DO INTESTINO IRRITAVEL, que aparentemente é muito mais comum do que eu sequer pensava. 

Hoje eu tenho uma lista de alimentos chamados "vermelhos", os "laranjas" e os "verdes", onde na lista dos vermelhos (são alimentos que eu não devo ingerir NUNCA) constam tipo laranjas, cebola, alho, ananás, brócolos, grãos, laticínios....
Na lista dos laranja (que devo ingerir raramente) tenho o tomate, morangos, maças, cerejas, carnes vermelhas, fiambre, pão....
E na lista dos verdes, que posso comer tranquilamente, tenho o arroz, massas, carne de aves, peixe, algumas frutas, saladas.... 

Claro que a minha dieta fica muito limitada, mas nem toda a gente tem o mesmo grau de síndrome que eu....tem algumas pessoas que só ficam indispostas com 5 ou 6 alimentos e aí a vida fica mais simples.






Também estou receitada com probióticos que me ajudam a regular a flora intestinal e posso dizer-vos que isso fez total diferença na minha vida. 

Por isso, hoje trago-vos alguns dos sintomas que quem tem este síndrome sofre e se te identificas com mais de 3, procura ajuda de um profissional...normalmente médico ou nutricionista. 

SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL, OS SINTOMAS : 

- DOR ABDOMINAL
- GASES
- PRISÃO DE VENTRE E OU DIARREIA
- INCHAÇO ABDOMINAL
- BARRIGA DURA
- DORES DE CABEÇA 
- CANSAÇO EXCESSIVO
- HUMOR NEGATIVO

COMO PODEMOS RESOLVER?
 
- Primeiro temos de diagnosticar, não adianta só achar que temos. Procura um médico. 

- Agora vamos ter em atenção que, o SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL, não tem cura. Ele vai é sendo controlado com alterações na alimentação e na diminuição de fontes de stress.

- Ingerir muita água e praticar exercício físico ajuda muito

- Tomar probióticos


Recomendo estes probióticos que já tomei e ajudaram imenso no meu dia a dia e se quiserem adquirir ou saber mais sobre estes produtos, é só clicarem nas imagens:



Estes dois são de longe os melhores probióticos que funcionaram comigo. 




Em casos menos graves, este é uma ótima opção. 


Uma excelente opção também. 

E lembra-te, cuidar do nosso corpo também é ter atenção a estes detalhes!!