Entre jantares, decorações e presentes, é fácil perder o controlo das finanças nesta época. Mas com um pouco de planeamento e criatividade, é possível oferecer presentes com significado sem gastar muito.
Hoje trago-te algumas dicas práticas para poupar nos presentes de Natal, ideais para quem quer viver um Natal mais leve e sem dívidas em janeiro!
Define um orçamento realista
Antes de começares as compras, estabelece um limite total para os presentes.
Podes dividir o valor por pessoa e usar uma folha ou app para controlar os gastos. Uso a moey durante o ano para separar por caixinhas, dinheiro para férias e presentes. Esta semana comecei a usar a revilute percebi que também dá para criar essas "caixinhas", porém ainda acho a Moey mais intuitiva e bonita.
Ao fazeres isto, evitas compras por impulso e tens sempre noção de quanto já gastaste, limitando apenas o valor de orçamento disponivel das caixinhas.
* se gostavas de ter uma destas contas, com zero comissões...podes abri-las através do nosso link e assim ajudas o blog sem pagares nada do teu bolso 💓
MOEY (minha conta principal)- Abre conta Moey por Chave Móvel Digital, com o meu código e ganha 10 €. Começa logo a usar, sem custos e com cartão gratuito. Acede ao link e associa o teu número antes de abrires conta https://moey.pt/campaigns/moeyapp2020?token=moey71!y8%23
Revolut - Junta-te a mim e a mais de 60 milhões de utilizadores que adoram a Revolut. Regista-te na ligação abaixo: https://revolut.com/referral/?referral-code=emawj9vt!NOV2-25-AR-L1&geo-redirect
Na Moey voces recebem recompensa quando fazem os primeiros 20€ de compra. Na Revolut não ha recompensa.
Faz uma lista (e segue-a!)
Anota todas as pessoas a quem queres oferecer algo e pensa em ideias simples, úteis e personalizadas.
Isto ajuda-te a comprar com propósito — e não porque viste uma promoção tentadora.
Aproveita promoções antecipadas
Black Friday, Cyber Monday e até descontos em supermercados podem render boas oportunidades.
Mas atenção: compara preços e certifica-te de que a “promoção” é real. Às vezes, os preços sobem antes para parecerem descontos.
Como já falei em alguns vídeos no canal, eu duvido sempre muiiiiito dedtas campanhas mas a verdade é que este ano vi uma diferença brutal em alguns brinquedos na campanha do continente.
Cria presentes personalizados
Um presente feito por ti pode ser mais especial do que algo caro.
Ideias simples:
Frascos com bolachas caseiras 🍪
Velas decoradas
Um kit de spa com produtos baratos e bonitos
Cartões com mensagens personalizadas
Se tiveres jeito para artesanato, ainda podes transformar o hobby numa forma de poupança (ou rendimento extra!).
Reaproveita e reinventa
Antes de comprares algo novo, vê se tens em casa algo que possas transformar — uma moldura antiga, uma caixa bonita, tecidos, fitas, etc.
Com um toque de criatividade, tudo pode ganhar nova vida.
Oferece experiências, não coisas
Nem todos os presentes precisam ser materiais.
Um jantar caseiro, uma tarde juntos, um vale para babysitting ou até um piquenique podem ser gestos cheios de amor — e com custo mínimo.
Usa embrulhos sustentáveis
Evita gastar em papel de embrulho caro. Usa jornais, sacos de papel, restos de tecidos ou até fitas que já tenhas guardado.
Fica original e amigo do ambiente!
Poupar no Natal não significa ser “forreta”, significa ser consciente. O mais importante não é o valor do presente, mas o carinho com que é dado. ❤️
Este ano, desafia-te a viver um Natal mais simples, económico e cheio de significado.