JUNTAR DINHEIRO, é para quase 90% da população sempre um dos objetivos para o ano seguinte. Aposto que aí no meio das tuas metas, está uma que fala sobre economia, dinheiro ou investimentos. No post sobre as minhas metas para 2022, foquei-me bastante nesse aspecto, que é algo que nem costumo dar grande relevância.
Como tal, este ano, trarei vários artigos sobre poupança, economia doméstica, investimentos e renda extra.
Mas vamos lá, afinal como podemos juntar mais dinheiro neste ano que se aproxima, e que todos sabemos, será de grande aperto económico para a grande maioria?
P L A N E A M E N T O
ISTO É O PONTO PRINCIPAL...SEM PLANEAMENTO NÃO TEM COMO!!
Ontem mesmo eu falei com meu marido que nós dois temos um salário bastante bom e quando não nos organizamos, não conseguimos guardar dinheiro nenhum. Nos meses em que colocamos um plano para seguir e nos focamos, conseguimos até mais do que aquilo que nos propusemos a alcançar. Claro que imprevisto acontecem, certo, mas a maior parte do tempo, todo o dinheiro vai em descuidos e em gastos supérfluos.
Por outro lado, casais com salários muito mais pequenos, conseguem organizar-se e juntar uma reserva financeira mais ou menos jeitosinha.
Concluímos então que tudo depende de um bom planeamento, algumas noções de economia financeira e algumas boas decisões para a vida.
D I S C I P L I N A
De nada adianta ter um plano bem montado, baixar uma aplicação para registar todos os gastos e todos os ganhos, criar caixinhas ou envelopes de contas e dividas e depois só aguentar fazer isso um mês ou outro. No final do ano isso não vai ter valido de nada.
Tal como em tudo na vida a disciplina é fundamental. Temos de ser consistentes nas coisas que queremos para a nossa vida, seja no desporto, na dieta e assim também, no dinheiro.
M E T A S R E A L I S T A S
Acredito que este é um ponto extremamente importante e que poucas vezes vemos alguém falar por aí na internet.
Se tu és uma pessoa que já costuma procurar conteúdo de poupança, com certeza, já ouviste falar em diversos blogs, sites e canais, sobre o esquema de poupança em pirâmide.
Ou seja, no primeiro dia tu guardas 1 euro, no segundo 2 euros e por aí vai.
Ou então, anualmente, em Janeiro guardas 30 euros, Fevereiro 40, Março 50 e bla bla bla....
Do ponto de vista técnico, isto seria uma excelente forma de alcançar nossos objetivos financeiros mais rápido e com certeza iriamos ter uma poupança bastante boa em pouco tempo. Mas do ponto de vista prático, sejamos sinceros, fica meio pesado para a maioria, ao ponto de quase ninguém levar esse desafio até ao fim.
Ora vejamos se em Janeiro começarmos com 30 euros, em Dezembro temos de colocar de parte 140 euros, e eu Novembro também já tivemos de colocar 130.
Será um plano viável para uma família onde os dois ganham salário de 700 euros por exemplo? É impossível percebem? Se calhar colocar de parte todos os meses 30 euros é mais eficaz do que desistirem ao fim de 3 meses porque não conseguem acompanhar o desafio.
Então por isso é que é tão importante termos noções da realidade e adaptarmos um plano de poupança que caiba ao nosso bolso.
I N V E S T I R
É até meio irónico eu estar aqui a falar sobre investimentos para vocês. Primeiro porque ainda sou bem leiga na matéria, segundo porque eu sempre odiei o tema e fui meio contra investir meu dinheiro. Na minha cabeça ter o dinheiro de parte era mais seguro do que o colocar em investimentos, e na verdade, é. Seguro é, agora produtivo não. Se pretendemos aumentar nossa reserva financeira, o mais lógico é investirmos. O chamado "colocarmos o dinheiro a trabalhar para nós".
Resumindo, acredito que devemos ter os primeiros 3 alicerces anteriores já bem definidos, para depois passarmos para este e colocarmos o nosso dinheiro a render. Tem investimentos onde precisamos de ter uma certa quantia boa para aplicarmos e que mais uma vez não é possível para o bolso de todos, mas tem alguns investimentos bem básicos a partir de 5euros onde qualquer um pode ir colocando uns dinheirinhos lá a render uns juros melhores do que na poupança do banco. Virei falar sobre isso mais para a frente.
Então estes são os 4 ALICERCES BÁSICOS E IMPRESCINDIVEIS para conseguirmos juntar dinheiro neste novo ano que vem por aí. Vamos entrar de cabeça focada e positiva mas sem ilusões e fantasias. Continuem a acompanhar aqui o blog para mais dicas de poupança e economia.