Hoje é um dia muito especial, e quero partilhar com vocês:
consegui monetizar o meu blog! 🎉
Este marco representa mais do que apenas uma conquista pessoal...é a certeza de que estou fazendo um trabalho minimamente decente.
Para quem não sabe, já fui monetizada no passado, num outro blog onde escrevi durante anos.
Foi lá, no MAKINGYOUSHINE que construí uma comunidade linda de seguidoras, muitas das quais ainda me acompanham hoje.
No entanto, decidi deixar aquele projeto para trás e começar este novo blog, mais alinhado com quem sou atualmente. Surpreendentemente, no primeiro ano deste novo espaço, consegui a monetização. Mas, com o tempo, acabei por descuidar do blog e, com isso, perdi essa vantagem.
Agora, com muito trabalho e dedicação, consegui recuperar o espaço que tanto amo e com isso veio a confirmação de que o adsense me acha competente para ser monetizada.
Sei que o dinheiro feito com o blog não será muito (afinal, quem começa sabe que monetizar é um processo demorado e progressivo) e como não trabalho com isto, não consigo dedicar-me a 150%.
No entanto, cada cêntimo que eu ganhar aqui será usado para investir como todas as minhas rendas Extra. Portanto o objetivo é aplicar os rendimentos do blog para criar um futuro mais estável como tenho vindo a partilhar convosco! Desde estratégias financeiras até os resultados dos meus mini investimentos para mulheres reais...
Portanto antes de mais, OBRIGADA a cada uma de vocês que visita o blog e contribui para que isto valha o tempo gasto.
E não poderia ser só um post de agradecimento sem conteúdo por isso para quem está a começar ou quer monetizar o seu próprio blog em 2024 ou 2025, aqui vão 5 dicas preciosas que aprendi ao longo destes últimos 2 anos.
5 Dicas para Monetizar um Blog ainda em 2024
- Cria Conteúdo Autêntico e ValiosoO sucesso de um blog começa com conteúdo relevante e autêntico. Pensa no que o teu público quer aprender, sentir ou resolver ao visitar o teu blog. Sê consistente e escreve de coração. O público quer ligar-se a nós. Além disso o google adsense está cada vez mais exigente com conteúdo verdadeiro...cópias normalmente não são monetizadas.
- Investe em SEO (Otimização para Motores de Busca)Não adianta criar conteúdo excelente se ninguém consegue encontrá-lo. Aprende as bases do SEO, como usar palavras-chave estratégicas, links internos e títulos atrativos, para que o teu blog apareça nas primeiras páginas do Google. Confesso que esta foi a tarefa mais difícil para mim e que nos últimos meses o chat GPT foi uma grande ajuda na criação de títulos mais atraentes e palavras chave.
- Escolhe uma Plataforma de Anúncios ConfiávelO Google AdSense continua a ser uma das melhores opções para monetização de blogs, confiável e com certeza a que paga melhor... mas não é a única. Enquanto não era monetizada pela google e o meu blog continuava insistentemente a não ser aprovado para monetização, explorei outras plataformas ou redes de anúncios que se adequassem a mim e consegui a monetização com 2 plataformas mas confesso que o tipo de anúncios exibidos não eram o que pretendia ver no meu blog ( anúncios de jogos) mas se isso não for um problema para ti, pode ser uma opção.
Diversifica Fontes de Rendimento Não dependas apenas de anúncios. Considera incluir links de afiliados, criar produtos digitais (como e-books ou cursos) ou até mesmo vender espaço para parcerias pagas com marcas. Se o teu blog tiver uma boa audiência e isso não tem muito haver com seguidores mas sim visitantes, podes conseguir parcerias pagas com marcas. Trabalho com algumas principalmente no instagram e que depois tento sempre expandir para o blog com a apresentação de pacotes extra de serviços e normalmente é muito bem recebido pelas marcas.
- O blog ainda é um espaço importanteAntigamente os blogs eram O ESPAÇO das marcas. Com outras redes sociais em ascensão, muitas blogueiras abandonaram os seus blogs e o blog acabou perdendo muito público. A verdade é que é o melhor momento para investirmos nisto novamente. Ainda tem muita gente interessada neste tipo de conteúdo e temos cada vez menos concorrência. É o momento para fazer a diferença.